Sinistros


Vamos começar, você sabe o que é Sinistro?

Sinistro é a ocorrência de acontecimentos previstos no contrato de seguro, de natureza súbita, involuntária e imprevista. Os prejuízos causados pelos riscos cobertos são indenizados ao segurado. (fonte tudosobreseguros.org.br/)

Para indenização sempre será necessário o aviso para a seguradora o mais breve possível a qual prestará as informações necessárias e solicitará os documentos para indenização.

Sabe como proceder em cada tipo de sinistro? Não! Então vamos ajudá-lo!

Ramo: Automóvel

Colisão

  • Em caso de colisão se não for possível a identificação do culpado não assuma nenhum compromisso sem antes falar com seu corretor ou seguradora.
  • Se possível tire fotos do local do acidente, danos no veículo do terceiro e do segurado. (usar o celular é uma boa pedida neste momento)
  • Anote os dados do terceiro envolvido, dados do veículo, marca, cor, placa, dados do proprietário/condutor, Nome, CPF, endereço e telefone de contato.
  • Faça o Boletim de ocorrência policial preferencialmente com o terceiro envolvido, apesar de em muitos casos não ser obrigatório ele poderá ajudar em um futuro impasse.
  • Em caso de acidentes com vítimas não remova o veículo do local, chame autoridades policiais e socorro para vítima a fim de que seja realizado a perícia no local do acidente.
  • Em qualquer acidente sempre que possível anotar dados de pelo menos duas testemunhas que não devem ter relação de parentesco ou ser passageiro do veículo acidentado (Nome, endereço, RG e telefone de contato)
  • Avise seu corretor ou a seguradora o mais breve possível.
  • Sempre que tiver vítima ou envolvimento com motocicletas chame o atendimento do resgate no local e caso o condutor/passageiro não queiram atendimento faça constar no boletim de atendimento da autoridade que comparecer no local do acidente.

Furto / roubo

  • Em caso de roubo/furto se o veículo possuir dispositivo bloqueador/rastreador acionar a central imediatamente ou logo que constatado o fato.
  • Ligue para a polícia e peça o bloqueio do veículo.
  • Faça o boletim de ocorrência policial, caso o documento do veículo seja levado deverá constar a informação no boletim de ocorrência.
  • Avise o corretor/seguradora o mais breve possível.

Ramo: Patrimonial / Residencial / Condomínio

  • Avise o corretor/seguradora imediatamente.
  • Sempre fotografar todos os fatos e objetos danificados, principalmente os que compõem provas.
  • Nunca modifique, destrua ou repare o bem antes da vistoria/autorização da seguradora salvo para preservar o bem segurado.
  • Nunca abandone o local.
  • Todas as medidas tomadas para redução dos danos são reembolsáveis pela maioria das seguradoras desde que a necessidade seja comprovada e desde que apresentado comprovante de despesas.
  • Em caso de incêndio e roubo é necessário o boletim de ocorrência policial/corpo de bombeiros.
  • Em caso de vendaval/granizo é necessário boletim meteorológico ou notícias veiculadas em jornais mencionando o fato, deverá constar data e local.

Ramo: Vida e Acidentes Pessoais

  • Avise o corretor/seguradora o mais breve possível.
  • De acordo com a ocorrência a seguradora irá solicitar os documentos comprobatórios para indenização do seguro.
  • Em caso de morte caso possua assistência funeral acione o serviço imediatamente o qual irá lhe prestar todo atendimento necessário desde preparação de corpos, documentações, translado, etc.

Ramo: Assistência em Viagem

  • Todo o atendimento deve sempre ter autorização da seguradora desta forma sempre acione a central de atendimento ao cliente com o número do Voucher na mãos, ela irá lhe prestar todas as informações necessárias e lhe encaminhará para o local de atendimento mais próximo.

Ramo: Seguro de transportes

  • Nunca abandone o veículo e a carga no local do acidente.
  • Comunique o corretor/seguradora imediatamente a qual irá lhe prestar o atendimento e o envio de socorro caso se faça necessário.
  • Faça sempre o boletim de ocorrência policial.
  • Tome todas as precauções possíveis para proteger a carga e evitar perda maior.